Saturday, September 25, 2010

antes da DECO

António Arroyo visitava frequentemente um ferro-velho judeu. Um dia, perguntou-lhe “se ele conseguia vender a pôtrea infecta d’uns relógios gothicos de que havia muitos exemplares na loja.

- Não, respondeu. Cá só vendi três. Em Londres, vendi centos d’eles.

E, depois d’uma equena pausa, e como que sonhando, acrescentou:

- Os portuguezes dão muito á lingua. Os ingleses são uma gente muito altiva, não falam uns com os outros, de maneira que é fácil intrujá-los. Cá não é possível. Vocês vão logo contar o que lhes acontece!...”


(In Arroyo, A. (1909). O canto coral e a sua função social, Coimbra: França Amado, Editor pp. 13-14)

Thursday, September 16, 2010

Presentes de Taiwan




São coisas delicadas e pequenas; uma caixa bonita de papel com um bolinho quadrado, sem plásticos; um embrulho bonito para uma lata de chá. Tão diferente da China...

Li em algum sítio que a China mais bem conservada está no Japão. Quando passei algum tempo no Japão e em Pequim, percebi o que queria dizer. Ainda não fui a Taiwan, mas pelo que "conheço" é um Japão mais ritmado, ou uma China muito, muito mais delicada.

Wednesday, September 15, 2010

Farmer's Market


Aqui ao portão, 5ªs e Domingos.
(surpreendentemente, o unsweetened-blueberry-banana é o meu muffin preferido. Um muffin americano dá para 3 porções europeias)

Sunday, September 12, 2010

Wednesday, September 8, 2010

considerações

Correr dentro é muito mais fácil do que correr fora; correr fora tem muito mais graça do que correr dentro; o duche desempata (no parque não há chuveiros).

Tuesday, September 7, 2010

Miguel Gomes

Em destaque no Anthology Film Archives durante estas semanas.
É preciso estar em NYC para o ver no grande ecrã...
A primeira vez que vi "Aquele Querido mês de Agosto" foi com amigos portugueses, entre "se fosse na Carregueira aquele era o meu avô" e "naquela terra o brasileiro é belga". Desta vez tive que explicar o que é cantar à desgarrada, que no Verão tudo arde, e que em Agosto se vai à terra.

Monday, September 6, 2010

Labor Day


A biblioteca está fechada e é dia de piqueniques.